CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CONSIDERAÇÕES GERAIS

A adoção de princípios éticos e comportamentais por uma empresa reflete o tipo de organização que ela é. Seu respeito pelas diferenças individuais e a preocupação crescente com a responsabilidade social, na qual estão inseridas as questões socioambientais, de segurança e saúde no cotidiano da gestão empresarial, refletem suas relações com seus colaboradores, fornecedores e com a sociedade em geral.

Cada indivíduo tem o seu próprio padrão de valores e por isso, é fundamental que cada colaborador e representante institucional reflita, de modo a compatibilizar seus valores individuais com os valores culturais da empregadora.

Todos os colaboradores (desde sócios à empregados) devem agir de acordo com o Código de Ética e Conduta e demais blocos de regras internas, como a Política de Privacidade e Política de Combate à Corrupção e Anti-Lavagem de Dinheiro, em seu relacionamento com colegas de trabalho, clientes, fornecedores, governo e sociedade.

Este Código de Ética e Conduta (o “Código”) da Win Licitações estabelece regras e princípios a serem observados por todos os seus sócios, diretores, empregados, estagiários e, ainda, fornecedores e prestadores de serviços (“Colaboradores”).

A reputação e a integridade da Win Licitações são ativos valiosos e vitais para o nosso sucesso, portanto, cada colaborador é responsável pela condução das suas atividades sob o compromisso com os mais elevados padrões de ética e integridade, bem como agir conforme as leis, normas, regulamentos, códigos, diretrizes e padrões aplicáveis aos negócios do Moip.

É fundamental você saber:

O presente Código de Ética e Conduta não substitui a legislação vigente.

Por isso, sempre que estiver diante de uma decisão delicada, faça a si mesmo(a) os seguintes questionamentos: é legal? É ético? Está de acordo com a cultura corporativa? Refletirá bem para mim enquanto colaborador e para a empresa?

Se a resposta for “não” para qualquer uma dessas perguntas, não siga adiante e não adote a conduta.

Se estiver em dúvida sobre o que fazer ou como se comportar, peça orientação a um superior, debata o assunto com um gestor e consulte o presente Código de Ética e Conduta.

SOBRE A WIN LICITAÇÕES

A Win Licitações surgiu da urgência e demanda do mercado em encontrar uma assessoria completa em licitações, que viesse para profissionalizar a participação em licitações para empresas dos mais diversos setores.

Para isso, a Win representará os seus clientes em todo o processo licitatório, executando todo o processo de venda para o governo.

Por lidar com demandas governamentais, a atividade empresarial da Win, por si só, já transpira a evidente necessidade de atenção a princípios éticos e de compliance.

Essa circunstância justifica a elaboração do presente Código e a consequente exigência de cumprimento de suas disposições pelo quadro de colaboradores.

CARTA DA DIRETORIA

Prezado Colaborador,
A credibilidade é um ativo relevante e inegociável para a Win Licitações. Ela é baseada em nossa cultura, em princípios éticos e na relação entre a empresa e seus clientes. Essa relação estabelece expectativas quanto ao nosso desempenho, qualidade e diversidade.

Também inclui nosso comprometimento, pessoal e profissional, de agir sempre com honestidade, integridade, responsabilidade e respeito. E essa é a sua parte.

Como colaborador, você tem a responsabilidade de preservar a imagem e a reputação da empresa, pois você nos representa diariamente através de seu trabalho e de suas atividades.

Você diagnostica os problemas, fornece soluções e põe em prática as ações que fazem a operação da Win funcionar. Assim, é importante que cada um aja de acordo com os nossos princípios e valores. Nesse ponto, as lideranças exercem um papel fundamental, como referência e exemplo de comportamento, incentivando as boas práticas e o desenvolvimento de suas equipes.

Este Código de Ética e Conduta visa ajudar todos nós a seguirmos as regras que acreditamos ser primordiais, tanto dentro da empresa, quanto fora dela. O Código aplica-se a todos os associados e prestadores de serviço e apresenta valores e compromissos que devem ser compartilhados por todas as partes interessadas, ao longo da nossa cadeia de valor, incluindo parceiros e fornecedores.

É importante que você o leia e entenda. Consulte-o com frequência.

A Diretoria

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

COLABORADORES WIN LICITAÇÕES

a. Respeito às Leis

Todo colaborador é responsável por seus atos durante o exercício do seu trabalho, de suas atividades e dentro das dependências da empresa. Cada um tem o compromisso de conhecer e respeitar as leis e normas vigentes aplicáveis às suas atividades, bem como os procedimentos internos da Win.

b. Representando a Win Licitações

A reputação organizacional é um bem construído ao longo do tempo, mas que pode ser destruído de uma só vez. Desta forma, todos devem agir de acordo com os melhores interesses da empresa, colocando em prática, no ambiente de trabalho, os valores e princípios da cultura corporativa que diariamente reafirmamos através de nossas atividades.

Além disso, o mesmo padrão de conduta é esperado nas interações com clientes, fornecedores, outros associados, mercado e a sociedade em geral, seja por meio físico ou virtual. Assegure-se, em todos os momentos, de que suas opiniões pessoais não se confundam com as da empresa.

c. Educação e Desenvolvimento

A Win Licitações busca ser reconhecida pelos colaboradores como fonte de aprendizado e de desenvolvimento constantes. Para isso, oferece treinamentos voltados ao aprimoramento das competências necessárias para o dia a dia do negócio e incentiva fortemente que todos os colaboradores invistam tempo na capacitação em diversas áreas de conhecimento.

A cultura corporativa da Win valoriza e incentiva a disseminação de conhecimento.

d. Valorização da Diversidade

A Win acredita que a diversidade contribui com diferentes visões de mundo e enriquece o trabalho, fazendo com que o atendimento a todos os clientes seja cada vez melhor. São intoleráveis quaisquer formas de discriminação, incluindo, mas não se limitando, as relacionadas a origem, etnia, gênero,
orientação sexual, crença religiosa, convicção política ou ideológica, condição de sindicalização, classe social, presença de deficiência, estado civil, idade.

Tal princípio ou orientação aplica-se não somente ao recrutamento e formação de equipes na Win, como também a todas as decisões relativas à formação, promoção, vínculo laboral, condições de trabalho no geral e todas as questões e tratativas relacionadas a clientes e fornecedores da operação da empresa.

e. Relacionamentos

Devido à natureza do serviço prestado pela Win, nas atividades do dia a dia o colaborador irá lidar com os mais variados clientes de diversos setores empresariais diferentes. É dever de todos zelar pela reputação da Win nessas relações, colaborando para a manutenção da imagem de uma empresa ética e responsável.

i. Relacionamentos entre colaboradores no dia a dia de trabalho
Espera-se nas relações entre os associados, a cordialidade no trato, a confiança, o respeito e a conduta digna e honesta, independentemente de qualquer posição hierárquica, cargo ou função.

ii. Relacionamento afetivo entre colaboradores
É desaconselhado a todo colaborador que, de qualquer modo, tenha como atribuição o exercício de poder hierárquico, manter relacionamento familiar (até o 2º grau de parentesco), íntimo ou amoroso com seus subordinados.

f. Tratativa com Concorrentes

É do interesse constante da Win operar em um mercado justo e dar o exemplo. Cabe a cada colaborador manter essa relação de cordialidade, sempre com atenção à preservação da imagem corporativa e das informações confidenciais que obtém através de suas atividades.

g. Conflito de Interesses
O conflito de interesses ocorre quando um colaborador é capaz de influenciar uma decisão da empresa ou de outros associados ou gestores, que possa resultar em algum ganho pessoal, direto ou indireto, para si, membros da sua família ou amigos.

Os associados devem zelar para que suas ações não conflitem com os interesses da empresa, nem causem dano à sua imagem e reputação. As relações pessoais não devem se sobrepor à conduta profissional do colaborador e as transações de negócio devem ser conduzidas de acordo com os interesses exclusivos da empresa. Ninguém, quer seja pessoa física, entidade comercial ou empresa (pessoa jurídica), que mantenha relacionamento com algum associado, poderá obter qualquer benefício em razão da posição desse associado na empresa. Além disso, nenhum colaborador poderá beneficiar-se de sua função na Win.

h. Presentes e Brindes

Nenhum associado poderá aceitar presentes, favores, participar de eventos, receber empréstimos ou benefícios especiais de pessoas ou empresas, com as quais a Win Licitações tenha ou objetive ter relações comerciais. O presente ou benefício que porventura for enviado será recebido em nome
da empresa em seu endereço comercial, qual seja, Rua Dr. Manoel Pedro, 365 – cj. 806 – Cabral, Curitiba – PR, 80035-030. Os colaboradores devem informar a todos os fornecedores sobre a política para presentes ou brindes.

i. Assédio

A Win acredita que manter um ambiente livre de violência ou ameaças é essencial para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável. Isto significa que linguagem ou gestos inapropriados ou qualquer tipo de violência não serão, sob hipótese alguma, tolerados ou relevados.

i. Moral

É inadmissível que qualquer colaborador seja exposto a situações humilhantes e/ou constrangedoras, não importando de que forma esteja envolvido. Qualquer conduta negativa que desestabilize a relação entre os colaboradores no ambiente de trabalho será apurada e punida com rigor.

ii. Sexual

É terminantemente proibida a prática de qualquer forma de assédio sexual. Qualquer comportamento deste tipo, se comprovado, estará sujeito às sanções das leis vigentes, inclusive demissão por justa causa.

Assédio é crime tipificado pelo Código Penal: Assédio sexual. Art. 216-A. (Código Penal) – Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes
ao exercício de emprego, cargo ou função.

Atenção! Se você foi ou está sendo vítima de qualquer modalidade de assédio, comunique imediatamente a seu superior ou gestor para que possamos tomar as devidas e justas providências.

j. Registros Financeiros e Empresariais

Garantir registros comerciais e financeiros exatos e completos é responsabilidade de todos. Essa exatidão se reflete na reputação e na credibilidade da empresa e assegura o cumprimento de nossas obrigações legais, assim como dos parceiros de negócio. Assim:

  • Sempre registre e classifique as transações no período contábil apropriado e na conta e departamento corretos.

  • Não atrase nem acelere o registro de receitas ou despesas para atingir objetivos de orçamento;

  • Orçamentos e balanços devem ser sustentados pela documentação apropriada;

  • Certifique-se de que todos os relatórios estejam completos, justos, precisos, pontuais e compreensíveis;

  • Nunca falsifique documentos ou neles insira qualquer informação que comprometa seu valor documental;

  • Não distorça a natureza real de nenhuma transação;

  • Cumpra com as obrigações fiscais locais e zele para que, nas negociações comerciais com fornecedores, nenhuma redução de preço seja concedida em contrapartida de sonegação fiscal;

Atenção! Ao tomar conhecimento de omissão, falsificação ou imprecisão nos registros contábeis e financeiros, ou nas informações que fundamentam tais registros, ou em outras comunicações, ou qualquer violação dos controles internos, todo associado deve relatar o fato imediatamente ao seu superior.

k. Utilização de Recursos da Win Licitações

Não será tolerado o uso de bens ou informações da Win para ganho ou vantagens pessoais. Todo associado é responsável por tomar providências contra o furto, a apropriação indébita, mau uso, a perda, o vazamento, o dano ou a sabotagem de qualquer bem ou informação da empresa.

l. Segurança da Informação

Os associados e prestadores de serviço da Win Licitações, independentemente de seu vínculo, função ou nível hierárquico, são responsáveis por proteger os ativos tecnológicos e as informações de que
façam uso, tanto nos ambientes físicos quanto digitais a que tenham acesso, respeitando as políticas e mecanismos de controle e proteção a empregados, devendo assegurar que toda a informação não pública seja mantida em absoluta confidencialidade.

Para manter elevados os padrões de segurança da Win:

  • Garanta que todos os ativos de informação possuam controle de acesso, de forma a registrar, monitorar e impedir que pessoas não autorizadas visualizem, modifiquem, armazenem ou compartilhem informações;

  • Sua identificação (login, senha, acessos a sistemas/redes, etc) é única e intransferível e você deve ter acesso apenas às informações e processos indispensáveis às suas atividades;

  • Proteja todos os registros confidenciais e evite o seu compartilhamento e impressão;

  • Sempre que for se ausentar do posto de trabalho, guarde todos os papéis dentro da gaveta e bloqueie o seu computador;

  • Em hipótese alguma divulgue informações confidenciais a terceiros que
    não façam parte da empresa (incluindo familiares);

  • Não trabalhe com informação confidencial em áreas públicas, onde as conversas possam ser escutadas e a confidencialidade dos dados comprometida;

  • Trate as informações confidenciais com rigor e descarte-as, de forma a impedir a sua recuperação, caso não sejam mais necessárias aos negócios da Win;

Atenção! Você, colaborador ou prestador de serviço, tem a obrigação de reportar imediatamente quaisquer incidentes de segurança de que tome conhecimento, permitindo que sejam registrados, avaliados e tratados.

m. Privacidade e Proteção de Dados

Os colaboradores da Win deverão tratar dados pessoais, sendo estes de clientes ou de prestadores de serviço, nos moldes ditados pela Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) e pela Política de Privacidade da Win.

A Política de Privacidade da Win, além de dispor de quais dados pessoais fazemos uso para prestar nossos serviços, dispõe também dos direitos do Titular de Dados Pessoais, que deverão ser contemplados pelos colaboradores da empresa durante o exercício de suas atividades.

Caso você tenha dúvidas com relação ao tratamento de dados realizado pela empresa, consulte nossa Política de Privacidade e fale com um gestor.

CLIENTES E PRESTADORES DE SERVIÇO

n. Comunicação com Clientes

i. Direito à Informação

A Win disponibiliza canais de comunicação para que seus clientes
manifestem suas opiniões e para que possamos manter contato direto e frequente acerca dos serviços prestados ao longo do processo licitatório.

Além disso, há o compromisso de que todas as solicitações, reclamações e pedidos de informações sejam respondidos dentro de prazos preestabelecidos e com a devida qualidade.

ii. Marketing Responsável

A Win disponibiliza canais de comunicação para que seus clientes manifestem suas opiniões e para que possamos manter contato direto e frequente acerca dos serviços prestados ao longo do processo licitatório.

Além disso, há o compromisso de que todas as solicitações, reclamações e pedidos de informações sejam respondidos dentro de prazos preestabelecidos e com a devida qualidade.

o. Atendimento ao Cliente

Na prática, manter e fidelizar um cliente antigo é tão ou mais importante do que conseguir um novo cliente. Por isso, a Win encara de maneira bastante séria o atendimento ao cliente no âmbito da prestação de nossos serviços.

Por isso:

  • O cliente deve obter respostas, ainda que negativas, às suas solicitações, de forma adequada e no prazo esperado.

  • Tratar o cliente com empatia e entusiasmo;

  • Ouvir com atenção as dúvidas do cliente e saná-las de acordo com os procedimentos adotados pela Win;

  • Transmitir segurança e credibilidade ao cliente;

  • Não utilizar termos informais, diminutivos ou palavras ofensivas;

  • Não finalizar o contato com o cliente sem que as dúvidas sejam esclarecidas;

  • Não utilizar, apagar, copiar ou repassar quaisquer dados confidenciais de clientes a que venha a ter acesso;

p. Concorrentes em Processos Licitatórios

A competitividade nos processos licitatórios deve ser exercida com base na concorrência leal. É legítima e necessária ao negócio a obtenção de informações de mercado, não se admitindo, porém, que sejam adquiridas por procedimentos ilegítimos.

Na Win, nossa assessoria em licitações se limita a uma empresa por segmento com atuação em determinada área do país visando evitar a concorrência e conflito de interesses entre os clientes.

A Win, no entanto, poderá atuar para empresas de um mesmo segmento quando os produtos ou serviços de tais clientes sejam destinados a perfis de público-alvo e nichos não concorrentes, bem como nas hipóteses em que sejam fornecidos para localidades, entes públicos e/ou propósitos distintos, (ex.: empresa do segmento de uniformes militares e empresa do segmento de uniformes hospitalares).

Para contemplar este princípio, é o dever de cada colaborador da operação se atentar a estes detalhes e garantir seu cumprimento.

q. Tratativa com Clientes e Prestadores de Serviço

i. Igualdade

A honestidade frente aos fornecedores, prestadores de serviço e clientes é requisito essencial para relações saudáveis e duradouras. Portanto, os fornecedores devem ser considerados parceiros. A Win Licitações dá a todos os seus potenciais clientes, fornecedores e prestadores de serviço um
tratamento justo e uniforme.

ii. Cumprimento das Leis e Contratos Comercias

É exigido de todo cliente, fornecedor e prestador de serviço o cumprimento das leis vigentes no campo ambiental, fiscal/tributário e trabalhista e o respeito aos acordos firmados nos contratos comerciais.

A Win reserva-se o direito de não contratar serviços, ou de interromper o relacionamento comercial com fornecedores que não atendam a esses critérios. Não serão tolerados negócios com fornecedores de reputação duvidosa.

É expressamente proibido a todos os colaboradores efetuar qualquer pagamento impróprio, duvidoso ou ilegal, ou favorecer clientes, fornecedores ou concorrentes pela concessão de benefícios indevidos.

A Win Licitações ressalta que todos os contratos comerciais devem ser aprovados pelo Departamento Jurídico.

GOVERNO E SOCIEDADE

r. Poder Público e Legislação

A Win Licitações obedece rigorosamente a todas as leis que regulam suas atividades. Neste sentido, ganham destaques a Lei 10.520/2022, a Lei 10.024/2019, a Lei 8.666/1993 e a Lei 14.133/2021, que regulam especificamente os ritos de processos licitatórios.

No entanto, a consulta ao departamento Jurídico deve ser um hábito, sempre que houver dúvidas envolvendo quaisquer legislações e seu devido cumprimento.

s. Combate à Corrupção

A corrupção é inadmissível sob qualquer hipótese na operação da Win Licitações, seja praticada por nossos colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços, seja por qualquer participante da nossa cadeia de valor.

Este comportamento não está de acordo com nossa cultura corporativa, tampouco com os moldes legais e não beneficia a empresa de nenhuma maneira. Por este motivo, a Win elaborou uma Política de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, que deverá nortear as atividades da empresa neste
sentido.

Em caso de dúvida, suspeita ou conhecimento de conduta indevida, entre em contato imediatamente com o seu gestor e não deixe de consultar nossa Política de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.

DÚVIDAS E VIOLAÇÕES AO CÓDIGO DE CONDUTA

Ao se deparar com uma conduta incorreta por parte de algum colaborador, consulte o seu gestor, Diretor ou entre em contato com a Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoria@winlicitacoes.com.br.

Todos os envolvidos em denúncias éticas terão reservados os seus direitos à privacidade e confidencialidade, sendo inaceitáveis quaisquer formas de coação ou represálias.

A participação de todos os associados é essencial à construção da reputação da empresa. Seu comprometimento com os valores, princípios e normas de conduta, expressos neste Código, são indispensáveis.

Violações ao Código de Ética e Conduta resultam em medidas disciplinares ou demissão.

VIGÊNCIA

Este Código de Ética será revisado anualmente, sendo atualizado sempre que houver alterações de legislação ou quando a empresa entender necessário para manter seu bom funcionamento e credibilidade.